PARA TER UM PISO DE CIMENTO QUEIMADO NOTA 10

ESTEJA ATENTO. PARA FAZER ESTE REVESTIMENTO COM SUCESSO É PRECISO CONHECER CERTAS TÉCNICAS. E PARA MANTÊ-LO SEMPRE BELO, DEPOIS DE PRONTO, TAMBÉM EXISTEM ALGUNS SEGREDINHOS...

Bonito e econômico, o piso de cimento queimado pode ser usado em salas, varandas, corredores e ambientes externos. Por causa dessa versatilidade, ele se tornou uma grande opção para qualquer projeto. Queimar, como se diz no jargão, significa espalhar o cimento em pó sobre a massa ainda úmida, alisando a superfície com desempenadeira. Parece simples. Mas, ao contrário de outros revestimentos que já vêm prontos para aplicar, o cimento queimado requer muitos cuidados na execução. "Apesar de não exigir mão-de-obra especializada, há certos detalhes técnicos que podem evitar trincas, manchas e bolhas"
O pó usado para queimar o cimentado deve estar seco e ser bem misturado. Se a mistura não ficar homogênea, corre-se o risco de surgir manchas no cimentado. Durante a execução, caso apareçam bolhas, elas devem ser estouradas e retocadas com a própria desempenadeira de aço. "Esse piso é frágil. Deve ser uma das últimas etapas da obra, evitando assim a passagem de carrinhos e equipamentos pesados sobre ele". Para áreas externas, o conselho é não queimar a superfície, mas só desempenar - assim, não fica escorregadia.
Ainda nas áreas externas, é aconselhado proteger o cimentado, após o fim do trabalho, com uma lona plástica, sem deixar que ela toque no piso.
No dia-a-dia, o piso de cimento queimado não é dos mais fáceis de conservar. A
opinião é da paulistana, que usou o acabamento no hall de entrada de sua casa. Ela diz que já sabia das dificuldades para mantê-Ia, por isso não se decepcionou. Deu uma festa recentemente, e o piso, mesmo coberto por uma camada de cera, ficou todo riscado de preto. "Para limpar, foi preciso esfregar com água e sabão, retirando cada mancha." Apesar do esforço, o resultado não foi 100%. Quem gosta desse piso e quer fazê-Io em casa deve estar atento a certos detalhes. Os mais práticos vão apreciar uma novidade: kits de cimento queimado, que já trazem a mistura pronta. O passo-a-passo, mostrando como ele é aplicado, está logo abaixo. Aproveite!

Regularize o contrapiso, antes de tudo. Para isso prepare uma massa na seguinte proporção: 4 partes de areia, 1 de cimento e 1/2 de água. A queima é feita em cima desta massa.

Mesmo empregando-se as juntas de dilatação, podem aparecer fissuras entre elas e o piso, cerca de trinta dias depois do fim do trabalho. Preencha o espaço com silicone.

Após sete dias (secagem), aplique sobre a superfície um produto para fechar os poros do cimentado, protegendo-o da umidade, por exemplo. Opções: selador para concreto, impermeabilizantes a base de poliuretano (dá brilho), vernizes especiais para piso e cera para ardósia ou cera líquida e transparente. Faça manutenção mensal.

Conforme vai secando, o piso de cimento dilata-se e pode trincar, para atenuar a situação use juntas de dilatação em intervalos de até 1 metro. Compre-as em lojas de material de construção;Prefira juntas de plástico ou de metal, pois a madeira se deteriora, juntando bactérias e fungos. Outra opção é a cerâmica ou ladrilho hidráulico.

ONDE COMPRAR A MISTURA PARA CIMENTO QUEIMADO?

As misturas prontas são vendidas por m2. O próprio fornecedor pode indicar a quantidade suficiente para a área a ser revestida.
Todos os fabricantes fazem cores especiais sob encomenda.
O preço do produto pode variar conforme o tom escolhido.


Ladrilar, 40 cores básicas (fabrica e vende)
Fábrica de Ornatos Nossa Senhora da Penha, 23 cores básicas (só vende)
NS Brasil, 23 cores básicas (fabrica e vende)

CIMENTO COM CORANTE

Com o contrapiso nivelado, pulverize sobre o cimentado úmido esta mistura: 1 parte de cimento em pó e 1 de corante (pó xadrez). Passe a desempenadeira. Para efeito manchado: espalhe cimento em pó, alise, espalhe o corante em algumas partes e passe a desempenadeira.

CIMENTO BRANCO

Sobre a massa de nivelamento ainda úmida é aplicada uma nata, preparada em partes iguais com cimento em pó branco, pó de mármore e água. Alisa-se com desempenadeira.

CIMENTO COM PÓ DE CIMENTO

É a opção mais simples. Com o contrapiso nivelado, pulveriza-se cimento em pó comum sobre a massa ainda úmida, alisando bem com desempenadeira.

No passo a passo ao lado esquerdo da tela, utilizou-se um produto pronto da NS Brasil. Vem com um adesivo e um composto a base de cimento branco, pó de mármore, areia fina e areia marítima. Para 1m2 de piso, a medida é 8kg de pó e 1 litro de adesivo.

Fonte: Revista Arquitetura e Construção - Junho/97
Para ler esta reportagem na íntegra procure a fonte citada em bancas ou bibliotecas de sua cidade.

1- Depois de nivelar o contrapiso são retirados quaisquer resquícios de pó, graxa, tintas e materiais gordurosos, as juntas de dilatação são aplicadas.
2- O adesivo misturado ao composto em pó para dar liga, é espalhado sobre a superfície com trincha ou brocha. Proporção: 1 litro de água, 2kg de composto em pó e 1 litro de adesivo.
3- Sem que a mistura anterior seque, é aplicada uma argamassa homogênea: 30kg do composto em pó, 2,7 litros de adesivo e 4 litros de água. Estica-se a massa com colher de pedreiro.
4- Em seguida alisa-se com desempenadeira de madeira. Espera-se 30 a 40 minutos, até que a massa puxe bem e as marcas da desempenadeira de madeira sejam atenuadas.
5- Agora desempena-se com a de aço. Se ficarem marcas é preciso eliminá-las com lixa d'água grana 80 ou 100, até 48 horas após a queima - ou a massa pode escurecer e dificultar o trabalho.
6- Depois de seco o cimento colorido fica mais claro. A aplicação deste produto é feita por pessoal especializado, indicado pelo fornecedor do material.